domingo, 24 de fevereiro de 2013

Acabando com o bafinho (mau hálito) em cães


                      


O mau hálito de um cão muitas vezes indica para o dono do cão que existe um problema ou doença. O mau hálito persistente pode indicar que seu cão tem problemas digestivos ou um problema na gengiva, como gengivite, e deve ser examinado por um veterinário. Seu veterinário pode sugerir uma limpeza profissional para remover placas e tártaro dos dentes e examinar as áreas onde os dentes encontram as gengivas. Recomendações de cuidados domésticos podem incluir escovação diária dos dentes e soluções orais para manter a boca limpa após uma limpeza dental completa.
 
 
O Que Causa o Mau Hálito nos Cães?
 
Se seu cachorro tem mau hálito, também chamado de halitose, é possível que haja causas ocultas, algumas das quais podem ser bem sérias. Além do mau hálito, sinais indicando uma questão de saúde mais complexa dor oral, sangramento, dificuldade para engolir ou comer e depressão, de acordo com a Dra. Debra Primovic. Não tente tratar o mau hálito ou outros sintomas antes de falar com seu veterinário, que vai querer avaliar seu cachorro e pode precisar de exames para descobrir o que está errado e discutir opções de tratamento com você.
 
 
Bafo de cachorroProdutos de Higiene Oral com Clorexidina
 
Se seu cachorro tem gengivite e doença periodontal, causadas por bactérias na boca, o seu veterinário pode mandá-lo para casa com creme, gel ou spray para higiene oral, ou aditivo de água que contém clorexidina, que limpa a boca do seu cão, ajuda a proteger dentes e gengivas, previne placas e combate bactérias. Se você combinar escovação com enxágue, terá melhores resultados a longo prazo.
 
 
Aditivos de Água Sem Clorexidina
 
Aditivos de água são líquidos que você adiciona a água do cachorro para ajudar a prevenir a formação de placas e para refrescar o hálito. Normalmente esses aditivos não possuem cheiro ou gosto, sendo fáceis de administrar para cães sensíveis que resistem a procedimentos mais efetivos, como escovar os dentes e usar enxaguantes bucais ou sprays. Se quiser evitar produtos químicos, como a clorexidina, cloros, xilitol ou álcool, você pode comprar aditivos de água sem esses ingredientes.
 
 
Soluções Naturais
 
Você pode encontrar líquidos de controle de placa e tártaro feitos de ingredientes naturais e saudáveis, como vitamina B, suco de beterraba incolor, zinco e glicerina vegetal. Essas soluções sem cheiro e sem gosto são livres de conservantes e de álcool; você os mistura na água da tigela do seu cão para complementar a rotina de escovação. Aditivos naturais caseiros que podem refrescar o hálito incluem chá de salsa ou bochechos e chás de ervas feitos com erva-doce, gengibre, hortelã-pimenta e hortelã. Espremer limão ou misturar uma gota de óleo e menta ou hortelã na água do seu cão irá limpar sua boca e refrescar seu hálito.
 
 
Neste vídeo, a veterinária ensina uma técnica para resolver o problema do mau hálito.








Fonte: http://www.tudosobrecachorros.com.br/2013/02/cachorro-com-mau-halito.html  
Imagens: Google images.


Beijos amiguinhos, até o próximo post!!




13 comentários:

  1. Oi Rebecca!

    Precisamos ficar atentos quanto a higiene bucal dos nossos cães.
    A minha Vicky foi acostumada desde pequena com a escovação semanal. Escovo os dentinhos dela, uma ou duas vezes por semana, seus dentinhos são bem branquinhos e nunca teve um mau hálito.
    Muito interessante e importante esse post!
    Beijos...Magda

    ResponderExcluir
  2. É mesmo! Cindy tem um hálito nada agradável rs, mas estamos começando a fazer tratamento no pet shop para eliminar os tártaros.

    Que bom! é bem importante!

    Beijos! Ótimo domingão!

    ResponderExcluir
  3. O Barum e a Luna já fizeram limpeza de tártaro e o Barum teve que arrancar 4 dentes, depois disso ninguém teve mais mau hálito. A Pink tem insuficiência renal e já é idosa por isso tem um pouco de mau hálito, mas eu prefiro que ela não passe pela anestesia por causa da idade.
    Beijos
    LAÍS

    ResponderExcluir
  4. Owwnn, por isso é de suma importância fazer tratamento dental... até nos gatos... É mesmo né? É melhor não arriscar, a anestesia não é muito boa...

    Beijos! Ótimo domingão!


    ResponderExcluir
  5. Muito bom o post... eu escovo os dentes das minhas pelo menos três vezes por semana, quando não dá todos os dias, e ainda estão bem... beijinhos e uma ótima semana.

    ResponderExcluir
  6. Obrigada! É né? Muito boa a sua atitude, se eu tivesse começado assim com Cindy ela não teria tártaros...

    Beijos! Para você também!

    ResponderExcluir
  7. Amei esse post! Como sempre não é?! rs
    Mas esse tá show! É muito importante a escovação dos dentinhos dos nossos pipolhos!!! Aqui em casa é uma guerra quando vai escovar os dentes! kkkk

    Beijos meu amorzinho!

    ResponderExcluir
  8. Rs, obrigada querida. Isso mesmo. Ai ai, Cindy também é fogo para escovar, por isso a levo ao pet shop para eles fazerem, além de ser bem mais eficaz a limpeza.

    Beijos! Ótima semaninha!

    ResponderExcluir
  9. Ainda bem que nossas "mamães" cuidam bem da gente, né?
    Uma linda semaninha para vocês e
    Obrigada pelo carinho lá no blog, sempre
    Lambeijos e Ronrons de
    Pepi, Xixo, Juja e Jujuba

    ResponderExcluir
  10. Pois é! Obrigada amores, para vocês também! Que nada lindos, eu amo sempre estar lá...

    Beijos! Tudo de bom!

    ResponderExcluir
  11. Muito bom o post. Devemos estar sempre atentos a saúde dos nossos amiguinhos de estimação ;))
    Bjs

    ResponderExcluir
  12. Obrigada! Isso mesmo! Obrigada pela doce visitinha...

    Beijos! Ótima semaninha!

    ResponderExcluir
  13. Muito legal e verdadeira essa sua mensagem!!! Amei!!! Vou visitar seu cantinho e pegar o mimo!!

    Beijos!! Volte sempre e feliz páscoa!!!!

    ResponderExcluir