O guia do filhote Yorkshire


Saiba que antes de tudo, esteja consciente de que você está realmente preparado para ter um animalzinho, e que poderás dispor de: ração, água, higiene e saúde, para assim desfrutarem de apenas momentos de alegria e satisfação.





                  A compra do filhote


                           


 * Procure seu filhote em canis renomados, e que possam esclarecer todas as suas dúvidas; que deixem ver seus cães (pois tem muitos criadores que mantêm seus cães enjaulados, evitando comprar nesses lugares seria uma forma de desestimular esse tipo de criação).

   * Que ofereçam filhotes de linhagem campeã e/ou importada. Assim, aumenta as chances de você ter um filhote dentro do padrão.

 *Fuja de criadores que dizem que criam todas as raças, quanto menos raças criarem, melhor é a especialização. Se você puder comprar seu filhote em um canil que é especializado em uma única raça, melhor.

                                                                                                                 
     Que lhe ofereçam filhotes, sem ter:

-Fechamento tardio da moleira;
-Dentição dupla;
-Luxação de patela;

-Que não miniaturize suas crias, sendo a mesma decorrente de acasalamentos entre parentes, desnutrição, por medicamentos ou não; resultando num filhote frágil e com a perspectiva de vida menor;
-Que ofereçam garantia contratual de pelo menos 6 (seis) meses;
-Que ofereçam contrato de compra e venda;
-Que ofereçam atendimento pós venda.


ATENÇÃO: Nunca comprar cães em Pet Shop, pois o trânsito de animais pode deixar o mesmo com grande possibilidade de contrair doenças, e além disso você não sabe o histórico do cão, uma vez que não vê seus pais.





Filhote comprado, itens necessários:


-Vasilha de água e ração
-Caminha fofa
-Jornal e ou tapete higiênico
-Brinquedinhos (incluindo se quiser o bom e velho ossinho)

       





                              Alimentação

Quando receber seu filhote ele deverá está desmamado e comendo ração seca de boa qualidade.


                 Adaptação para uma nova ração


Se quiser pode continuar a dar a ração para o seu filhote da mesma do canil, pois ele já estará acostumado, ou se optar por outra diferente terá que fazer a adaptação de ração no filhote:

No recipiente de ração dele, coloque metade da ração de costume e metade da nova ração, misture, e assim gradualmente, vá diminuindo a primeira citada e aumentando a nova, até por completo a ração ser colocada no recipiente.





                Permanência da ração                     

                                                          
    Filhotes de até no máximo 5 meses: deixar ração à vontade.

   Filhotes acima de 5 meses: ração 3(três) vezes ao dia.

  O filhote precisa de ração em um tempo prolongado, pois ele se cansa rapidamente quando mastiga, fazendo assim com que ocorra a má ingestão dos nutrientes necessários para o seu crescimento, ocorrendo fome em várias partes do dia.

 Até os 5 (cinco) meses pode deixar a ração à vontade, após esse período 3 vezes ao dia já é o bastante para que ocorra a absorção dos nutrientes necessários para um bom funcionamento físico, para uma boa pelagem, e como também para seus órgãos vitais.

Para a uma adaptação você fará o seguinte: pela manhã coloque a panelinha dele com água filtrada e outra com ração, provavelmente ele comerá uma pequena porção e deixará; deixe a panelinha num período de 30 minutos e retire, trocando a água e deixando-a a vontade. Provavelmente depois de algum tempo ele vai chorar, pois a “fominha” bateu, Isso É Normal! Espere o passar de 5 horas aproximadamente e coloque novamente a panelinha com ração, dessa vez ele irá comer porque está faminto, espere mais 30 minutos e retire, deixando apenas a água, logo após 5 horas aproximadamente faça o mesmo. O relógio biológico dele estará adaptado dentro de 1 (uma) semana.







Você alimentará seu yorkie com:





   - Água filtrada (sendo trocada regularmente para prevenir o aparecimento de vermes no filhote);

-Frutas, menos as ácidas. É sempre bom ter um recipiente extra, para frutas, dadas junto com a ração aumenta o nível de absorção de nutrientes pelo organismo, porém em pouca quantidade;
 -Cenouras e beterrabas cruas ajudam na saúde da pelagem;
-Biscoitinhos e petiscos, apenas para agradar ou educá-lo.








               Suplementação

     A suplementação serve para você acentuar as vitaminas, deixando uma alimentação perfeita ao seu yorkshire, aumentando a imunidade, diminuindo qualquer fragilidade, melhorando a saúde e a aparência dos pelos.


-    Aminomix pet
 -   Probiotico
    -Pêloderm
   - Linoplus
    -Glicopet


Receita da farinha suplementar


3 kg de ração super-premiun
200gr de aminomix pet (encontrado em pet shops);

250gr de probiótico (encontrado em pet shops);

100gr de farinha de beterraba (encontrada em casas de produtos naturais);

Modo de fazer:

Triture toda a ração no liquidificador a ponto de farinha, coloque numa vasilha fechada a vácuo, junte o aminomix, o probiotico, a farinha de beterraba. Misture tudo e reserve.


Como oferecer para o yorkie:

Coloque a quantidade que você oferece de costume para ele (porém em forma de farinha) junte água morna até conseguir um mingau amolecido, espere alguns segundos até esse mingau dar uma endurecida, devido á absorção da água pela farinha, após isso, complete com ½ colher de linoplus (ácido graxo), misture... Ofereça a ele 1(uma) vez por dia.

Obs: APENAS PARA FILHOTES COM MAIS DE 60 DIAS!

                   
                                        


                           Tala na orelha

                                    


                                         
                                Higiene
                            

              Pet shop

       Pet shop é necessário, principalmente para os yorkies, pois é lá onde vão ter a tosa higiênica, tosa padrão; mesmo que eles tenham uma boa genética, tosas citadas á cima devem ser feitas pelo menos a cada dois meses, e também para proprietários que querem colocar seus filhotes em exposição, desde cedo é bom ter esses cuidados;

Lembre-se: a primeira visita ao pet shop será 15 dias após a última vacina, pois antes disso ele ainda poderá está com a imunidade baixa, e o local aplicado da vacina ainda pode estar dolorido.


      Dicas para a primeira visita

Saiba de que este pet shop é confiável, e se você já ouviu referencial dele.
 Sem atrapalhar ou incomodar alguém, fique acompanhando o banho do filhote.
Evite levar aos sábados, pois a procura por este estabelecimento é grande, e mesmo não permitido, tem ALGUNS pet shops que dão tranqüilizantes para os cães devido ao barulho, podendo dar uma parada respiratória levando ao falecimento do animal.



                            Banho caseiro

  Se optar pelo banho caseiro, terá que comprar os produtos indicados para o filhote (não deve usar produtos de bebê). O banho caseiro pode ser até melhor porque você e seu filhote estarão desfrutando de um tempo juntos.
O primeiro banho será lembrado pelo filhote, por isso faça-o ser divertido, e desestressante.


Preparo para o banho:

Coloque uma banheira (pode ser de bebê) ou bacia com água MORNA.
Coloque algodão nos ouvidinhos dele a fim de não entrar água, prevenindo infecções.
Use shampoo neutro para cães, e o esfregue como se estivesse fazendo uma massagem sobre ele, lembre-se: esse momento pode ser muito prazeroso para vocês, esfregue o corpo e a carinha com cuidado para não entrar espuma na boca , nariz e olhos, enxágüe.
Passe condicionador para pelos lisos e deixe agir por alguns minutos (nesse momento aproveite para brincar) e enxágüe.
Com uma toalha felpuda enxugue-o.
Passe um creme para pentear de pelos lisos e massageie.
Penteie com pente próprio para pelos de yorkshire terrier (nunca rasqueadeiras), com muito cuidado para não machucá-lo.
Quando estiver todo desembaraçado, ligue o secador com velocidade branda e temperatura baixa, vá secando e penteando, quando passar o secador na carinha dele cuidado com os ouvidinhos, olhinhos e narizinho. Lembrem-se que o barulho pode assustá-lo, nessa hora faça carinhos, abrace-o e demonstre que você está por perto, e ele assimilará o barulho com toda a sua dedicação.
Passe um pente para dar o acabamento final;
Depois espirre borrifos de perfume para cães;
Nunca se esqueçam que todo esse momento deve ser prazeroso para ambos.

Prontinho! Seu cãozinho está limpinho, cheirosinho e com certeza após comer ele irá dormir muito relaxado.
      


                            Banhos a seco

Banhos a seco são feitos com produtos especiais, geralmente oferecidos em pó (talco) ou aerosol, onde você passa no pêlo do filhotinho e em poucos minutos a sujeira do pêlo gruda nesse talco ou líquido que virou um pó, e aí você penteia normalmente, a sujeirinha vai caindo do corpinho dele. Mas lembrando que esse banho é uma higiene superficial e esses produtos são indicados para casos isolados, tais como:

- Seu cachorrinho está doente;
- Ainda não foi vacinado e está sem imunidade tanto para pet shop quanto para banho caseiro;
- Está viajando e não há a possibilidade de um banho completo.




                      Cuidados com os dentes


                            

Assim como qualquer cão os cuidados com os dentes dos yorkies são muito importantes, já que alguns têm dentição dupla (os dentes de leite não caem normalmente antes dos permanentes nascerem, cabe ao proprietário a opção de uma micro cirurgia não indicado para a remoção dos anteriores). Justamente por isso, a escovação diária é de suma importância para prevenir o aparecimento de tártaro e os desagradáveis “bafinhos”.



A primeira escovação


       A primeira escovação dos dentes não precisa ser impecável,
      Ela só servirá de referência para as demais, pois ele já 
      estará se acostumando, tornando assim a hora da escovação
      um momento agradável.

      -  Pegue uma escova dedeira, à venda em pet shops e coloque uma porção de creme dental próprio para cães, de preferência as que são de menta ou tutti-fruit, para o filhote associar aquele saborzinho bom com a escovação.
     
       Mostre a escova para ele, e deixe ele lamber (não tem problema a pasta para cães pode ser engolida) nesse momento aproveite para escovar, escove levemente, dê uma pausa e faça carinho, depois comece a escovar de novo.
         Não precisa enxaguar.
    
          Faça a escovação dos dentes 3 (três) vezes por semana.
    
        
           Com o passar do tempo você verá que ele vai deixar você o escovar, ele ficará tranquilo, calmo e será um momento agradável, mas antes disso não perca a paciência, pois tudo tem sua primeira vez, logo logo ele se acostumará.


             Reforçando a higienização bucal:


       Nos pet shops vendem alguns ossinhos aromáticos, eles geralmente são coloridos, e podem ser dados no máximo 3 (três) vezes por semana, eles ajudam na limpeza dos dentes quando os filhotes roem. Se quiser pode optar pelos ossinhos aromáticos que são verdes, eles são de menta, deixando assim um hálito mais agradável ao filhote.

        Peça para seu açougueiro um pedaço de 5 cm de osso de boi (jamais dê ossos de galinha) sem lascas e dê para seu “aumiguinho”, ele vai adorar, e a medida que ele roer, seus dentinhos vão sendo limpos, e ainda comerá o tutano, que é muito rico em nutrientes para o filhote.
          Estes são uns métodos para reforçar a saúde bucal do seu cão, ambos não “doem” no bolso, e são ótimos higienizadores.






                      Cuidados com a pelagem



                   
              
               Os yorkies são lembrados pela aparência exuberante, com seus pelos enormes e sedosos.
               Aqui vão algumas orientações para seu yorkshire possuir a pelagem sedosa, brilhosa e macia, igual aos yorkies de exposição.
             
              - Em primeiro lugar a genética do cão é o que influencia tudo, se os pais têm uma boa pelagem, anatomia, tudo é refletido no filhote, seja em gene dominante ou recessivo.
            Ou seja, seu filhote terá uma boa pelagem se a genética dele influenciar nisso. Se ele não tiver uma genética boa para pelagem você pode tentar deixar ela bonita, mas ele não vai ter igual aos de exposição, e como foi citado lá no começo, quando for comprar seu cão, compre em canis renomados, que vendam seu filhote com linhagem campeã ou de uma boa linhagem, esses sim criam com qualidade.
             Bom, vamos ás dicas:

     - O escove com pente de alumínio ou escova sem bolinhas nas pontas (não use pente de nylon e rasqueadeiras, pois além de machucarem o animal, acabam com o pêlo dele).
   
      - Nunca escove a seco, use óleos, creme para pentear ou reparador de pontas. Todos os produtos próprios de CÃES.

- Faça com que seja prazeroso, pois mesmo você o escovando é igual a uma massagem.

- Lembre de penteá-lo todos os dias, para prevenir nós.

- Se tiver algum nó passe o creme no local e comece a massagear para o produto penetrar, em seguida passe a escova ou o pente devagar até o nó se desfazer.

Procure ter um horário determinado para penteá-lo, assim ele se acostuma e já sabe o momento de ser massageado por você.






                        Adestramento


Quanto mais cedo educar seu yorkie, mais rápido ele irá aprender os limites, pois os yorkshires estão em 27º da espécie canina. Sendo os mais inteligentes dos terriers.
A necessidade que têm de agradar ao dono os tornam mais fáceis de educar. O segredo do aprendizado deles é ter paciência, e com repetição do que você vai ensinar.





O xixi:


O Primeiro dia que seu filhote chegar você vai colocar ele no local de fazer suas necessidades, e não muito longe, coloque a ração e a água, de frente para eles com 1 (um) metro de distância a caminha ou caixinha de dormir ( eu sei que a vontade é grande de deixá-lo dormir na sua cama, mas já tive experiência de amanhecer “molhada”, rsrs, em seus primeiros dias ele deve dormir na caminha dele, para que ele possa absorver uma informação de cada vez).

Nos primeiros dias não tem pra onde correr, ele fará o cocô e o xixi no lugar errado...
Não brigue!! Não bata!! Ao contrário do que você pensa quando escrevi, ele entenderá que fez errado sim, mas entenderá que é o FAZER cocô ou xixi que é errado, e que foi isso que o deixou bravo, o que o deixou bravo foi ele ter feito no lugar errado, e não sentir vontade de fazer as necessidades.
Desse jeito ou ele vai prender a vontade de fazer as necessidades, causando uma possível infecção urinária, ou vai começar a fazer escondido.
O que você fará quando ele fizer xixi no lugar errado:
Pegue um jornal ou tapete higiênico, molhe no xixi dele, vá até o local correto e passe no lugar certo, pegue o cão, sem abraços, ou segurando pela pele do pescoço e leve-o até o lugar indicado, lá ele sentirá o cheirinho do xixi dele, e começará a assimilar o que deve fazer.
No lugar indevido que ele fez o xixi, faça a desinfetação, levando em consideração que os cães têm um olfato muito apurado e o que para nós parece está limpo e cheiroso, para eles está o mesmo cheiro anterior. Use um borrifador lt de água, ½ copo de vinagre branco e 5 colheres de água sanitária, deixe agir por alguns segundos, em seguida limpe com um pano e álcool.

Ele fez xixi no lugar correto? Faça festa!! Carinho!! E dê um petisco... Com isso ele vai começar a entender a sua felicidade e amor com à vontade que ele sente àquele lugar.





Castre seu cãozinho! 
Se o macho for castrado antes dos 6 meses não marcará território!! 
Evita muitas doenças, previne gravidez indesejada e também nascimento de animais fora do padrão da raça!




     
Sono x lugar correto:


Quando ele aprender a fazer as necessidades no lugar certo, você pode tirar a caminha dele do lugar inicial e colocar aonde você quiser.

  


Comportamentos mal-educados



Erotismo com almofadas


Olhe isso não é sinal de período fértil ou virilidade, foi apenas uma maneira de sentir prazer que ele achou, inocentemente. Mas para não lhe deixar constrangido na frente de visitas faça o seguinte: na hora que ele começar diga “não” em um tom firme, sem gritar e tire a almofada ou brinquedo de perto dele e deixe num lugar que ele não alcance, mas que ele possa ver, desse jeito ele perceberá o que está perdendo (pois não pode chegar perto, mas consegue ver) e entenderá que sempre vai perder seu “amiguinho” quando tiver essa atitude.








Roer móveis, comer papel, acabar com a casa:


Não se esqueça, ele é um filhote, está em fase de descobrir o mundo, com o narizinho eles sentem o cheiro de tudo, com os olhos eles enxergam e absorvem tudo, com a boca eles experimentam, sentem e os dentinhos são um caminho para as
descobertas, então antes dele acabar com seu lindo par de sapato, sua meia, seu cartão, seus móveis e até com seu dinheiro, ensine a ele os limites que deve ter, não faça ele ter a descoberta da palmada, assim não se aprende, a única coisa que você vai fazer é pegar ele no flagra e dizer num tom firme “não”, aos poucos ele entenderá que você fica descontente com tal atitude. Lembre-se só brigue quando pegar ele no flagra, não adianta brigar por uma coisa que já passou, pois ele não lembra mais.
Outra coisa importante é: você deve comprar para ele ossinhos, brinquedinhos diferenciados. Os filhotes enjoam rápido dos brinquedos e ossos, então de 3 em 3 semanas compre novos e faça ser divertido para ele os brinquedos velhos, brinque de jogar e ele buscar... assim ele terá seu momento de descoberta sem lhe dar prejuízo.


 




Latidos ensurdecedores:


Pegue um jornal ou revista e enrole, no momento em que ele latir bata com força contra a parede ou algo, de modo que o surpreenda; assim ele vai começar a entender que quando ele late, ouve-se um som assustador.







 Comer cocô:

Ecaa! Que nojo! É a primeira coisa que pensamos quando vemos nossos ursinhos fazendo isso. Essa coisa desagradável pode vir por vários motivos:

  - Falta de alguma vitamina: se você dá ração de baixa qualidade pode ter falta de um elemento vitamínico.

  - Cão entediado: casa apertada, sem espaço para ele brincar, a falta do     dono pra brincar.

  - Querer chamar atenção.



               Resolvendo o problema

        Se o motivo for o primeiro citado à cima você tem que levar seu dog para o veterinário, assim ele resolverá o problema.

       Após visitar o vet, se foi constatado que o problema é devido à ociosidade, cão entediado ou para chamar sua atenção, sinto muito, o problema só quem pode resolver é você.

      Se o lugar onde ele mora é pequeno demais, apertado, leve-o uma vez por dia para queimar energia, correr, pular e brincar.

     Se o problema é chamar sua atenção, ignore-o, eu sei que é difícil ignorar isso, mas tem que ser assim, pois o fato é que ele percebeu que quando come cocô a sua atenção é voltada para ele, desse jeito ele sempre comerá para chamar sua atenção.






                Socialização

Os yorkshires são cães sociáveis, amigos, com cães, pessoas e com gatos se acostumados desde filhote, exceto claro se for um cão com temperamento agressivo ou arredio, fora do padrão.
Além disso, a socialização do cão começa desde cedo, então deixe seu filhote andar pela casa conhecendo os moradores.
O único problema pode ser com os que moram á mais tempo na casa:


Um cão mais velho, da mesma raça:


 Yorkshires são super apegados ao dono, quando ele sente a presença de outro, o ciúme aparece não dando espaço para uma boa amizade, ás vezes até chegam à ter depressãozinha, não querendo alimentar-se. Para evitar essa situação, quando o filhote chegar, deixe-o cheirar, mostre seu amor por ele, faça carinho no filhote e passe as mãos sobre ele, isso o fará assimilar o cheiro do “intruso” com seu carinho. Caso ele fuja, fique coagido ou até mesmo ataquenão brigue, não force a situação, seja carinhoso, amigável com ambos na mesma proporção. Caso mesmo assim, ele continue se esquivando e até mesmo deixando de se alimentar, ignore! Por muitas vezes ele fará para chamar sua atenção, se você corresponder ao que ele quer com certeza a sociabilidade será mais difícil e demorada.









Cão do mesmo porte, raça diferente:


Não precisa de stress, o seu pequenino irá conquistar o outro cachorro, depois de muitas brincadeiras, vão virar grandes “aumigos”.








Cão de outra raça, porte grande:


A preocupação pela presença do filhotinho, pode o fazer o cachorrão ser arredio e como seu porte é maior, pode machucar o filhote. Para isso, quando o filhote chegar, fique com ele no colo, deixando seu mais novo e grande amigo lhe cheirar e entender que aquele pequenininho será seu novo companheiro de brincadeiras... logo após solte-o, fique próximo e perceba a reação do maior quando o filhote ir brincar com ele (pois sempre é essa a reação do filhote de yorkshire), se você perceber que ainda não é hora de deixá-lo solto, dê mais um tempinho até perceber que mesmo com “a pulga atrás da orelha”, eles já podem se sociabilizar-se sozinhos.





Outra espécie animal:


Pássaro, gato, rato, coelho, porquinho da índia, não importa a espécie o filhote de yorkie sempre vai querer brincar, se seu animal é arisco (como alguns gatos), procure manter longe do filhote, pois mesmo que com brincadeiras poderá haver um acidente. Enquanto o tempo passa vai ter harmonia e o filhote vai entender o limite dele.







 O bebê e o yorkie:


Se seu filhotinho foi vacinado contra giárdiase, pode ficar tranquilo e deixá-lo à vontade com seu bebê, não se preocupe com beijos na boca e nem puxões de pêlos, isso ambos não sofrerão dano algum, bem pelo contrário, eles crescerão e vão desenvolver uma sincera amizade.






 Com crianças maiores:


É necessário ensiná-las que por mais fofinhos e engraçadinhos, os filhotinhos não são de pelúcia, eles são frágeis e não gostam de colo, gostam de correr, brincar, correr atrás de brinquedinhos que se joga. Então faça a amizade de ambos serem harmoniosa, pois os Yorkshires são fiéis aos seus donos principalmente às crianças, se recebem carinho e cuidados, ele será o seu maior protetor e defensor.






O guia do filhote acaba aqui pessoal, espero que entendam que este texto é apenas uma orientação para você com seu filhote e que com o passar do tempo você saberá entender seu mais novo companheirinho. Espero que aproveitem cada momento com ele, pois uma simples coisa pode ser marcante na vida adulta do filhote.





*Qualquer dúvida mandar para rebeccact12@hotmail.com estarei respondendo assim que possível.





Texto atualizado por mim, baseado nas orientações do Canil Ryan de Luz.
Imagens: Google Images.






16 comentários:

  1. Viciei no blog rsrs minha filha ganhou uma York é a Mel e estamos super felizes com ela é uma bebezinha de 47 dias estamos ensinando ela a usar o jornal sempre que preciso venho tirar minhas duvidas aqui... Desde já obrigada Rebeca Carolino :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz por que o blog está ajudando!
      Desfrutem bem desse filhotinho, eles são d+!!

      Abraços

      Excluir
  2. Olá, gostaria de saber de quantos em quantos dias poço dar banho no meu fi hote york ela esta com 2 meses?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Como ela só tem 2 meses, pode ser de 2 em 2 semanas.

      Abraços.

      Excluir
  3. Olá, tenho um filhote de York há 15 dias e já tentei de várias formas fazer com que ele faça xixi e cocô no jornal mas parece que ele não entende. Tenho medo de que esteja fazendo isso de maneira errada pois acho que ele já deveria ter aprendido. Vc tem alguma dica a me dar ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Camila, em alguns cães o processo é mais demorado, até porque você só tem 15 dias de convivência com ele. O segredo é ter paciência, faça tudo correto conforme o post e um dia ele vai aprender.
      Dependendo da idade dele, pode ser que seja hormonal, seria bom castrar.

      Abraços.

      Excluir
    2. Boa tarde, tenho um filhote de York com 9 meses e ainda não consegui educa lo a fazer o xixi e o coco no loca certo. Desde quem o nosso Ziggy veio para a familia, para falar a verdade só agora é que estou com tempo e disponibilidade para tal... O nosso filhote tem a comida, bebida e caminha num cantinho da cozinha mas anda pela casa toda. Eu queria ver se ele aprendia a aliviar na varanda que é enorme. Como devo começar?

      :-)

      Excluir
    3. Olá. O estimule com o pipi Dogg, um produto ou remédio que é atrativo e induz o cão a fazer as necessidades no local onde foi pingado. Molhe também o xixi dele e passe no local correto, com o tempo ele vai aprender.... faça muita festa e alegria quando pegar ele no flagra fazendo no lugar certo. E diga NÃO se o pegar no flagra fazendo no lugar errado.

      Abraços.

      Excluir
  4. Ola eu gostava de saber,se um dia poderei deila_lo as soltas pela casa pois tenho o meu yorkshire desde o dia 29 de junho esta cumplicado na educaçao, quando estou na cozinha no lava louça tenho se de estar sempre com olho nela, esta sempre a farejar e faz xixi em qualquer lado sera que um dia consigo,embora tenha pouco tempo, so de manha e a noite tento cfazer as coisas direitas com ele precisava de ajuda tem 3 meses e pesa 1,5, e uma duda e foi muito dezejada so gostava de poder estar mais tempo com ela ,ja teve tambemaprimeira vizita ao veterinario e estou em duvida se devo so dar comida de manha e a noite ou mais vezes para ver se consigocontrolar o xixi e coco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lídia, quando ele aprender a fazer corretamente pode deixar a soltas, treinando ele sem desistir. Pode dar 2 vezes em boa quantidade a ração.

      Abraço.

      Excluir
  5. Olá,tenho uma bebezinha York de 47 dias e esta com um cheirinho desagradável,rsrs,gostaria de saber se posso dar um banhinho ou se ainda e muito cedo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Natalha, pode sim, se ela tomou a 1 vacina, com cuidado e que não seja muito demorado.

      Abraços.

      Excluir
  6. Respostas
    1. Por nada Lidia. Ah, e o segredo é ter paciência com ele ;))

      Abraços.

      Excluir