Cuidado ao comprar um Yorkshire!

                 
                          


 Olá. Se você está disposto a aprender sobre o Yorkshire, o certo x errado do mesmo em relação ao padrão, com certeza veio ao lugar correto. Espero você possa sair daqui mais consciente na hora da compra e que saiba identificar qual o filhotinho que você levará para sua casa, sabendo que o mesmo lhe trará amor e alegria, mas desfrutar disso com um filhote saudável e dentro do padrão, é algo essencial.
ANTES DE COMPRAR PESQUISE SOBRE A RAÇA, PARA VOCÊ NÃO SER ENGANADO!


1º- Anúncios em Mercado livre, Olx e outros de cães, no caso o Yorkshire, que de Yorkshire não tem nada!! Muito raramente você vai encontrar um criador sério vendendo seus filhotes em um site de anúncios e classificados! Encontra-se um criador sério? Sim, muito raro mais encontra que eu já vi, mas na dúvida não compre por esses sites, procure um site particular do próprio criador!


2º- Cuidado com o Yorkshire micro! Essas denominações, "micros", "minis", "teacup", "baby face", "toy", "0" e entre outras não existem!! Elas são dadas por criadores inescrupulosos que querem ganhar muito dinheiro te vendendo um cão fora do padrão e que muito facilmente é doente! Um problema congênito pode passar despercebido neste cãozinho por um longo tempo e depois vir a se manifestar. Um Yorkie minúsculo pode não sobreviver a um vômito, diarreia, anestesia, castração, limpeza de tártaro, ou seja, isso é inevitável na vida de um animal! Além de que, um derrubar no chão, um pular do sofá ou ser atacado por outro cachorro, isso pode ocasionar lesões muito graves no seu "Yorkshire micro". Problemas de saúde e esses do "dia a dia" resultam em grandes gastos veterinários! 
Analise bem, o padrão diz que o Yorkie não deve ultrapassar 3,100kg, mas, podemos perceber que, mesmo um cão que tenha 3,500kg é considerado como um Yorkshire, um cachorro ainda muito pequeno!
Pense bem!! Ao comprar priorize sempre a saúde!


3º- O barato pode sair caro depois! Você vai encontrar um Yorkshire de verdade, com pedigree, filho de pais campeões, com linhagem importada e dentro do padrão, muito, mas, muito, muuuito raramente por menos de R$2.000, seria impossível de encontrar por menos se os machos não fossem mais baratos! "Mas, eu quero um Yorkie só para companhia, não precisa ter pedigree e etc..." Meu amigo, você deve priorizar o quê? "A saúde". Isso, e como saber se meu cão será saudável? "Comprando a criadores responsáveis". Então, comece juntando dinheiro.



4º- EXIJA O PEDIGREE!!! "Mas, afinal, o que é o Pedigree?" Bom, vamos por partes....





  Pedigree é como se fosse a certidão de nascimento do cão, é um documento que mostra os antepassados do mesmo. Um Yorkshire por exemplo com pedigree, nele vai mostrar que nos acasalamentos dos pais, avós, só houve entre Yorkshires. É um atestado de pureza, que o cão não tem mestiçagem...


  Mas, infelizmente, o pedigree não quer dizer mais nada, pois até um cão de 3 pernas pode ter pedigree, o mesmo também não diz se os acasalamentos foram entre cães saudáveis e dentro do padrão. E além disso 65% dos pedigrees são falsificados e com a maior facilidade, o pedigree do seu cão pode não corresponder a ele, ou os pais podem não ser realmente aqueles e etc, etc.... "Então quer dizer que eu tendo um cão com pedigree, isso não significa que ele está dentro do padrão?" Exatamente, não significa mesmo! 

Então de qualquer forma exija o pedigree, até por que qualquer cão deveria ter o seu histórico, sendo vira-lata ou não! PESQUISE MUITO PARA NÃO SER ENGANADO! COMPRE A CRIADORES SÉRIOS!!


COR:


Bom, agora que você já conhece mais ou menos, como deve e de quem deve comprar, vamos ao ponto. O Yorkshire dentro do padrão é na cor preto e tan/canela ao nascer e quando vai crescendo começa a clarear o pelo, ao final com cerca de 1 a 2 anos a coloração deve está completamente azul-aço no dorso/costas e tan nas patas, cabeça, peito, barriga e ao redor do ânus.



Confira as fotos:


Ao nascer, o Yorkie deve ser assim








Com 20 dias







Com 30 dias





3 meses






Com 4 pra 5 meses






Adulto dentro do padrão





Yorkshires fora do padrão (coloração errada)


Filhotes










Adultos





Geralmente os pretos têm a textura do pelo menos sedosa do que a dos outros Yorkies e na cabeça o tan não é correto, o mesmo é muito escuro e tem pelos pretos misturados também.









Todos fora do padrão! O correto é azul-aço e tan!
Mas, afinal, azul-aço em que sentido? Nem pode ser preto, nem cinza claro, que é o prata.

Este exemplar está correto tanto no azul-aço quanto no tan:


Azul-aço e tan



TEXTURA DA PELAGEM:



Agora que já aprendeu a coloração correta, vamos a textura da pelagem do Yorkie.
O pelo deve ser completamente reto, dividido por uma linha no dorso. Os pelos devem cair de igual para igual e a pelagem deve ser "seda", ou seja, lisa, sem a textura de uma algodão ao tocar, que se chama pelagem lanosa, a mesma também deve alcançar o chão e tem que apresentar um bom volume de pelo sem ser exagerado, mas também sem ser uma pelagem rala.

Pelagem seda, lisa, reta e comprida até o chão. Apesar da cor ser um pouco mais clara que o ideal, ela mostra perfeitamente como deve ser a textura do pelo:









Errado. Pelagem rala, quebradiça:










Pronto! Agora vamos ao assunto fisionomia, ou seja, a estrutura de um Yorkshire:

O Yorkshire é um cãozinho compacto e quadrado, com a coluna reta. Suas pernas devem ser mais alongadas, a angulação deve ser perceptível das patas traseiras, sem ser com os pés para fora ou para dentro, os dedos devem ser juntos. O peito deve ter uma boa largura e a profundidade também. Os dentes devem ser completos e em tesoura (os incisivos superiores se fecham imediatamente a frente dos inferiores). Os olhos devem ser frontais, levemente amendoados e escuros. As orelhas devem ser pequenas e em formado de "V", nunca em formato de "U" e nem portadas lateralmente. O focinho não deve ser nem curto, nem longo, deve ser massudo e quadrado, não pode ser fino/afilado. A cabeça deve ser plana, quadrada, nunca em formato abaulado, lembrando um Chihuahua. A cauda não pode ser encaracolada ou deitada sobre o dorso.


CABEÇA:









Esses "Yorkies" não apresentam a carinha expressiva que a raça deveria ter.


FOCINHO:





Pequenos, mas, não curtos.




DENTIÇÃO:



Resultado de imagem para caes mordida tesoura dentiçao


Foto 1- mordedura correta em tesoura, ou seja, os incisivos da arcada superior se fecham imediatamente e perfeitamente à frente dos inferiores.

           
                  Resultado de imagem para cães mordedura tesoura dentição

Foto 2- Mordedura errada. Precisou de tratamento ortodôntico.


                                  


Errado. Yorkie com dentição dupla, muito comum na raça. Ocorre quando alguns dentes de leite não caem. O dente permanente nasce e fica "disputando" lugar na boca, muitas vezes causa mau-hálito e dor, espera-se um tempo, se o de leite não cair é necessário fazer uma micro-cirurgia para removê-los.



CORPO:






Errado:




altos-f.jpg (396×246)



linhadrosal-garupa-levantada.jpg (400×224)




INSERÇÃO DA CAUDA:



insercaodecauda-correta.jpg (400×220)


insercaodecauda-muitobaixa.jpg (400×325)


ORELHAS:


Filhote com orelhas corretas em "V" e frontais:








Orelhas "em bico", ou seja em "V". E orelhas arrendondadas são em "U".






Errado




Além de serem em "U", elas são muito grandes.




OLHOS:





Olhos incorretos:




Olhos incorretos:




Além de serem grandes eles são claros.





Apesar de terem a cor correta (preta), os olhos não ficam centralizados no meio do rosto, eles são incorretos, inseridos lateralmente ou na lateral da face.





PEITO E PATAS DIANTEIRAS:




Certo, peito bem desenvolvido e pernas paralelas.



Errado



O peito é estreito a ponto de deixar as patas muito juntas e os pés são para fora.





ANGULAÇÃO DAS PATAS:


Em questão da angulação das patas traseiras, elas devem ser perceptíveis, como este da foto:

 



Errado:

O cão desta foto não tem angulação, a sua perna lembra a de um porco de tão reta. 


   
















Errado:

Jarretes de vaca, os pés são virados para fora, o correto é serem paralelos entre si.





E por fim, fotos de filhotes que poderão estar dentro do padrão e outros filhotes que provavelmente apresentarão graves desvios:


cachorros-corretos.jpg (400×650)
                                           







             *____________________________________*


       

Confira mais detalhes no próprio padrão da raça, clique AQUI



Em resposta a alguns e-mails que tenho recebido, o padrão não foi criado para amarmos mais ou amarmos menos um cachorro, o padrão foi criado para que os cães de raça não percam a aparência e o temperamento esperado por ela. Não existe cão 100% dentro do padrão, até mesmo os melhores exemplares das exposições possuem defeitos, mesmo que leves. O que define um bom e um mau exemplar, um cão típico e um atípico, um dentro e um fora do padrão é a quantidade e gravidade de seus desvios.

Um abraço a todos.







Texto feito por mim, se copiar e colocar no seu site, cite a fonte!!! As imagens foram tiradas do Google Images e do Canil Alda's Goldstar