quinta-feira, 14 de julho de 2011

Perfil dos yorkshires



Perfil dos yorks
Não se deixe enganar por esta aparência frágil! Os Yorkshires podem ser descritos como uma bola de fogo dentro de uma embalagem pequena. Apesar de ser criado apenas como cão de companhia, todos os seus instintos de "grande" Terrier continuam vivos!

Yorkies são vivos, inteligentes, curiosos, cheios de energia, cabeças-duras e extremamente apegado ao dono.

Tal como seus primos maiores, outros terriers, Yorkies têm opinião própria, são independentes e adoram manipular seus donos, conseguindo que estes acabem fazendo exatamente o que eles querem. Os machos parecem ser especialmente devotados aos donos e muito mais orientados para o convívio com os humanos do que as fêmeas. Também não é incomum ver estes pequenos camaradinhas desafiando cães bem maiores (na verdade, ser maior do que um York é fácil!), que invadem" o território que eles consideram propriedade particular. Sem demonstrar medo ou intimidação, nossos pequenos heróis disparam na direção dos grandões latindo furiosamente! "Saiam da minha frente seus feiosos!!!", parecem dizer.

Outra característica da raça que pode ser surpresa para os que não conhecem bem um Yorkshire, é que apesar da aparência e tamanho adoráveis, eles nunca ficam quietos por muito tempo, nem tampouco gostam de ficar o dia inteiro no colo. Yorkies estão sempre ocupados e possuem muita energia.

Apesar de toda esta personalidade forte, Yorkies aprendem muito rápido e, se forem treinados com amor e consistência, são capazes de executar qualquer comando de obediência como os melhores campeões.

A dificuldade que muitos donos de Yorkies encontram na hora de treinar seus cãeszinhos a fazer xixi e cocô no lugar certo é na verdade mais por culpa dos donos do que dos cães. Acontece que, porque os filhotes são muito pequenininhos e o volume da sujeira não é nada assustador, a maioria dos donos não reforçam para seus cães a importância de fazer as necessidades no lugar correto, e acabam deixando o problema evoluir sem controle.

Yorkies adoram a companhia de seus donos e detestam ficar sozinhos por muito tempo. Pessoas que trabalham o dia inteiro fora deveria escolher uma outra raça ou então se certificar de que o pequeno cão não irá arranjar encrenca e acabar se machucando seriamente com objetos da casa.

Outra característica que pode se tornar um problema para aqueles que moram em prédios e deixam seus cães sozinhos por muito tempo, é a tendência que a raça tem de ser extremamente barulhenta quando escutam algum barulho estranho no lado de fora da casa. Yorkies podem ser especialmente irritantes quando resolvem latir sem parar.

Apesar de adorarem brincar com crianças, quando estas são gentis e sabem como manusear cães de pequeno porte, é aconselhável não deixar que crianças muito pequenas fiquem pegando um Yorkshire no colo, especialmente enquanto ele ainda é um filhote. Uma boa dose de cuidado deve ser tomada já que, devido à natureza delicada destes cães, qualquer salto ou pulo de uma altura que seria normalmente considerada como sendo pequena, pode acabar machucando o bichinho.

Uma última recomendação é que Yorkies não deveriam ser comprados antes de 10 semanas de vida, e preferencialmente com 12 semanas de vida. Isso porque ao contrário de raças maiores, Yorkies ainda podem ser facilmente traumatizados antes de 10 semanas de vida e também podem, mais facilmente, contrair doenças e não sobreviver devido ao seu pequeno porte.

No livro The Intelligence of Dogs de Stanley Coren o Yorkshire ocupa a 27ª posição entre as raças pesquisadas. Ainda segundo o autor, isto significa que eles são considerados acima da média nas habilidades de trabalho. Embora eles demonstrem um entendimento preliminar de novas tarefas simples depois de 15 repetições, normalmente serão precisas de 15 a 20 repetições antes que eles obedeçam de forma mais imediata. Estes cães se beneficiam enormemente de sessões extras de treinamento, especialmente nos primeiros estágios de aprendizagem. Depois que eles aprendem e adquirem o hábito do novo comportamento, eles geralmente retêm os comandos com uma certa facilidade. Outra característica destes cães é que eles costumam responder logo no primeiro comando em 70% dos casos, ou ainda melhor que isso, dependendo da quantidade de tempo investido no treinamento deles. A única coisa que os separa dos melhores cães em obediência é que eles tendem a demorar um pouquinho mais de tempo entre o comando dado e a resposta, além disso eles parecem ter um pouco mais de dificuldade em se concentrar no comando na medida em que o dono se distancia fisicamente deles. No entanto, quanto maior a dedicação, paciência e persistência do dono/treinador, maior o grau de obediência desta raça.

2 comentários:

  1. muito bom so queria que me oriente como fazer com aquele choraozinho que toda ninhada tem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marluce.
      Primeiro vc tem que saber se estão bem alimentados, com frio, etc.A recomendação clássica é oferecer ao filhote um cantinho o mais aconchegante possível. Coloca-se no local um pano com o cheiro da mãe e dos irmãozinhos (esfrega-se o pano neles quando se vai buscar o filhote), uma bolsa de água quente e algo que faça um barulhinho capaz de distrair, como um relógio ou um rádio em volume bem baixo. Sempre que o filhote for deixado nesse local, a regra é ignorar os ruídos que faz para chamar a atenção, não o recompensando com visitações. Dessa maneira, espera-se conseguir que o choro acabe em algumas noites.

      Espero ajudar,
      Rebecca.

      Excluir