domingo, 6 de novembro de 2011

Padrão cbkc da raça yorkshire



             


Yorkshire

Padrão da Raça
ACB
GRUPO 5 - CÃES DE LUXO

APARÊNCIA GERAL: de um Terrier Toy de pêlo longo, cuja pelagem azul e canela é repartida no focinho e da base do crânio à extremidade da cauda e pende uniformemente e quase reta para baixo, de cada lado do corpo. O corpo é elegante, compacto e bem proporcionado. O porte alto da cabeça do cão e sua conduta confiante devem dar a aparência de vigor e auto-importância.

CABEÇA: Pequena e plana no topo, o crânio não muito proeminente nem redondo, o focinho não muito longo, com a mordedura nem em prognatismo inferior, nem em prognatismo superior, e os dentes sadios. Mordedura em tesoura. O nariz é preto. Os olhos são de tamanho médio e não muito proeminentes; de cor escura e brilhando com uma expressão aguda e inteligente. As bordas dos olhos são escuras. As orelhas são pequenas, em forma de "V", portadas eretas e inseridas não muito separadas.


CORPO: Bem proporcionado e muito compacto. O dorso é curto, a linha do dorso nivelada, com a altura do ombro sendo a mesma que na garupa.


PERNAS E PÉS - PERNAS DIANTEIRAS: Devem ser retas, os cotovelos nem para dentro, nem para fora.


PERNAS TRASEIRAS: Retas quando vistas de trás, mas os joelhos são moderadamente angulados quando vistos de lado. Os pés são redondos com unhas pretas. Quintos-dedos, se houver, são geralmente removidos das pernas traseiras. Quintos-dedos nas pernas dianteiras podem ser removidos.


CAUDA: Quando cortada fica num comprimento médio e portada ligeiramente mais alta que o nível do dorso.


PELAGEM: A qualidade, a textura e quantidade da pelagem são de primeira importância. O pelo é brilhante, fino e de textura sedosa. A pelagem no corpo é longa e perfeitamente lisa (não ondulada). Ela pode ser trimada a um comprimento que vai até o solo, para dar facilidade de movimentos e uma aparência mais em ordem, se desejado. Os pelos que descem na cabeça são longos e podem ser arrumados com uma volta no centro da cabeça, ou repartidos no meio e arrumados com duas voltas. O pelo no focinho é bem comprido. O pelo deve ser cortado curto nas pontas das orelhas e pode ser trimado nos pés para lhes dar uma aparência limpa.


CORES: Os filhotes nascem preto e tan/canela, normalmente mais escuros na cor do corpo, mostrando uma intercalação de pelo canela até se tornarem maduros. A cor do pelo no corpo e a riqueza do canela na cabeça e pernas são de importância primordial em cães adultos, para os quais se aplicam os seguintes requisitos de cores:


AZUL: É um azul-aço escuro, não um azul prateado, e sem estar misturado com pelos castanhos, bronze ou pretos.


CANELA: Todos os pelos canela são mais escuros na raiz que no meio, com uma tonalidade de canela ainda mais clara nas pontas. Não deve haver nenhum pelo fuliginoso ou preto intercalado com alguns dos canelas.


COR NO CORPO: O azul se estende sobre o corpo da traseira do pescoço à raiz da cauda. O pelo na cauda é de um azul mais escuro, especialmente na ponta.


PELOS QUE COBREM A CABEÇA: Um canela dourado vivo, de cor mais profunda nos lados da cabeça, nas raízes das orelhas e no focinho, com orelhas em canela vivo profundo. A cor canela não deve se estender para trás do pescoço.


PEITOS E PERNAS: Um canela brilhante vivo, não se estendendo acima do cotovelo nas pernas dianteiras, nem acima do joelho nas pernas traseiras.


PESO: não deve exceder 3,100kg.


CBKC Nº 86, DE 10/5/1994. FCI Nº 86F, DE 28/9/1988.
País de origem: Grã-Bretanha. 
Nome no país de origem: Yorkshire Terrier. 
Utilização: companhia. 
Prova de trabalho: para o campeonato, independe.

APARÊNCIA GERAL: de pelagem longa; o pelo cai perfeitamente reto, repartido por uma linha que se estende da trufa à extremidade da cauda, de maneira igual para cada lado. Muito compacto e de contorno definido, mantendo-se incólume, o que lhe confere um ar de importante. O conjunto de suas formas revelam vigor e boas proporções. 
CARACTERÍSTICAS: Terrier de companhia, ativo e inteligente. 


TEMPERAMENTO: repleto de vivacidade, e índole igual. 


CABEÇA E CRÂNIO: cabeça mais para pequena e plana, sem apresentar o crânio muito proeminente ou abobadado e o focinho não muito longo. A trufa é preta. 


OLHOS: de tamanho médio, escuros e cintilantes; expressão esperta e inteligente; de inserção frontal. Não sendo proeminentes, têm a rima palpebral escura. 


ORELHAS: pequenas, em forma de V, portadas e eretas, sem serem muito afastadas, revestidas de pelagem curta, de cor fulvo-saturado e intenso. 


MAXILIARES: articulados em tesoura perfeita, regular e completa, isto é, os incisivos superiores encobrem os inferiores em contato estreito e são engastados ortogonalmente aos maxilares. Os dentes são bem alinhados e os maxilares de igual comprimento. 


PESCOÇO: de bom comprimento e elegante.

 
ANTERIORES: ombros bem oblíquos, antebraços retos, bem revestidos de pelagem fulvo-dourado intenso, que é muito pouco mais claro nas pontas que nas raízes, não ultrapassando acima do nível dos cotovelos. 


TRONCO: compacto. As costelas são moderadamente arqueadas. O lombo é bem firme. O dorso é reto. 


POSTERIORES: vistos por trás, membros perfeitamente retos. O joelho é moderadamente angulado. Bem revestidos de pelagem fulvo-dourado intenso cujas pontas são alguns tons mais claros que as raízes, não ultrapassando acima do nível dos joelhos. 


PATAS: redondas. As unhas são pretas.

 
CAUDA: revestida abundantemente com uma pelagem azul mais escuro que o restante do corpo, principalmente na extremidade. A cauda é portada um pouco mais alta que a linha superior. 


MOVIMENTAÇÃO: passadas fluentes com boa propulsão. Anteriores e posteriores trabalham corretamente direcionados para a frente. Durante a movimentação a linha superior parece bem firme. 


PELAGEM: no tronco, o pelo é de comprimento moderado, perfeitamente reto (sem ondulações), brilhante, de textura fina e sedosa, nunca lanosa. Na cabeça a pelagem é longa, de cor fulvo-dourado intenso, e cor mais saturada nas faces, na base das orelhas e no focinho onde o pelo é bem longo. A cor fulvo da cabeça, não deve alcançar o pescoço. Na pelagem, não poderá haver, absolutamente, qualquer mescla de pelos escuros ou encarvoados na cor fulvo.

 
COR: azul-aço escuro (nunca azul-prateado), estendendo-se do occipital à raiz da cauda, jamais mesclados de pelos fulvos, bronze ou escuros. No antepeito a pelagem é fulvo intenso e brilhante. Todos os pelos de cor fulvo são mais escuros na raiz que no meio, ficando mais claros nas pontas.


PESO: até 3,100 quilos. 


FALTAS: qualquer desvio dos termos deste padrão, deve ser considerado como falta e penalizado na exata proporção de sua gravidade. 


NOTA: os machos devem apresentar dois testículos, de aparência normal, bem desenvolvidos e acomodados na bolsa escrotal.




Fonte: CBKC, imagem: Canil Ryan De Luz.






8 comentários:

  1. Que postagem interessante, Rebecca
    Gostamos muito!
    Desejamos um lindo final de semana, querida
    Beijinhos e o nosso carinho
    Verena e Bichinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem bacana né amiguinhos?! É muito bom aprender o padrão das raças!
      Obrigada pela presença!

      Beijos!!!!!! Ótimo fds pra vocês tbm!!

      Excluir
  2. A minha york e diferente do q vc postou ela e caramelo bem claro e o pelo de cima da cápa e um prata ela e padrão ou não

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Priscilla, não, pelo menos em relação a cor sua cadela não está dentro do padrão, o correto é o pêlo da capa ser azul-aço e os da cabeça e patas serem tan. Confira mais detalhes na pagina à cima "Cuidado ao comprar um Yorkshire", tem várias fotos lá!

      Abraços!!

      Excluir
  3. é importante essas informaçoes......gostaria de mandar foto do meu cachorro para vc avaliar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Daiana, sim, são muito importantes para preservar uma raça.
      Manda a foto dele pra rebeccact12@hotmail.com

      Abraços!

      Excluir
  4. Olá muito legal eu blog, diante dessas informações gostaria de enviar a foto da minha cadelinha pra vc avaliar. Comprei ela com pedigree mas isso não garante o padrão pelo que eu entendi. Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Tânia, exatamente, não garante o padrão, só a pureza..... Fique a vontade para enviar fotos, o e-mail esta no comentário acima.

      Abraços!

      Excluir