quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Como lidar com o cão idoso

   Olá gente, estou de volta, e... o meu motivo para demorar um pouco aqui no blog foi que eu viajei, lá não tive tempo de postar no blog. Mas o que importa é que estou aqui de novo, e se você por acaso tem um cão que está idoso, você precisa de cuidados com ele...


   O cão idoso tem maior dificuldade em adaptar-se a grandes mudanças em sua rotina, portanto, é fundamental evitar grandes inovações, que podem gerar ansiedade desnecessária no cão. É muito comum, no entanto, que o animal passe a apresentar comportamentos problemáticos, inclusive, uma aparente regressão ao estágio de filhote com dificuldades de estabelecer hábitos de higiene, etc. mais uma vez, caberá ao dono Ter paciência nesta fase, e procurar ser mais condescentes com os erros do cachorro. Broncas, gritos e castigos devem ser evitados, uma vez que não surtirão mais o mesmo efeito do que quando ele era um filhote.



Apesar do estilo "rebugento" da grande maioria, a companhia de outro cão pode ser de grande ajuda, até mesmo revigorante. Talvez seja uma boa hora para adquirir um novo filhote, mas tendo em mente que, apesar de velho, o seu cão será sempre seu e nesta fase, mais do que nunca, precisa do seu afeto.
Conforto e proteção são itens fundamentais para o cão. Procure certificar-se de que sua cama está num lugar abrigado (sem correntes de ar que podem causar distúrbios respiratórios e musculares) e longe de focos de umidade. Com a idade, o cão passa a Ter um metabolismo mais lento e portanto, a sentir mais frio. Providencie para que ele esteja sempre bem protegido do frio, com uma forração macia e/ou camada de cobertores, evitando que ele durma numa superfície dura demais, que pode causar problemas na coluna.
Outro aspecto que deve ser observado constantemente é a dentição dos cães, já que dentes infeccionados e/ou acúmulo de tártaro podem levar à absorção de toxinas e bactérias para a circulação sanguínea, além de promover a queda dos dentes e por conseqüência uma piora na qualidade da alimentação do animal.

Anote as dicas para uma velhice tranquila:

  1. Adote desde cedo uma dieta balanceada e específica para cada idade do cão, especialmente quando este atingir a terceira idade.
  2. Procure promover exercícios constantes mas moderados.
  3. Procure seu veterinário para juntos estudarem uma suplementação alimentar, CASO SEJA NECESSÁRIO.
  4. Controle periodicamente a condição dentária do seu cão e procure informar-se com seu veterinário sobre a necessidade de remoção do tártaro.
  5. O MAIS IMPORTANTE: mantenha seu vínculo afetivo com seu cão. É esse sentimento de amor que dará mais motivação para seu amigão enfrentar mais este desafio.



Texto: Dog times, imagem: 

mbs-euamocaes




O concurso seu cãozinho aqui ainda está em aberto gente, fico aguardando novos e-mails, não importa se seu cão é de raça ou não. 
Se você não sabe do que eu estou falando clique AQUI


2 comentários:

  1. Oi Rebecca!
    Ótimas dicas e informações para os cães idosos.
    É preciso ter todos esses cuidados para que eles vivam bem os últimos anos se suas vidas.
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  2. Olá Magda, que bom que você gostou, achei que esta postagem não seria muito boa, pois são poucos os que têm cães idosos ou que estão ficando idosos...
    a Cindy mesmo já tem 7 aninhos...
    e vou começar a cuidar dela melhor.

    BJS.

    ResponderExcluir