sexta-feira, 16 de novembro de 2012

O que preciso saber antes de comprar um cão?

   Olá queridos e queridas, consegui este tempinho para postar, ainda bem.
Bom aqui em baixo tem algumas dicas para a compra do filhote, o canil, os pais a estrutura do dono... aproveitem e até mais!


  Após definir a raça ideal para acompanhar seu estilo de vida, a próxima tarefa é escolher bem o filhote e cuidar dele para que seja saudável e feliz.


A chegada de um animal de estimação é motivo de muita alegria para toda a família. Mas para que esse momento não se transforme em arrependimento, a escolha do filhote é sempre muito importante. Essa decisão não deve ser tomada por impulso. Afinal trata-se da aquisição do mais novo membro da família, e um animal de estimação requer atenção, cuidados, tratamento adequado e, acima de tudo, muito amor.
Segundo a médica veterinária do Hospital Veterinário Rebouças, em São Paulo, Ana Carolina Lagoa, antes de começar a procura pelo filhote, é importante responder ás questões: você gosta de animais? Tem espaço para ele? Tem tempo para cuidar dele? Está disposto para cuidar de um animalzinho por, no mínimo dez anos? “Se a resposta for sim, comece a pensar no tamanho de seu cão, escolha raças de acordo com o espaço em sua casa e disponibilidade de passear com ele. O temperamento do filhote é outra coisa a ser observada; existem raças mais tranquilas, outras mais ativas, umas mais carinhosas, outras mais independentes, umas gostam de crianças outras nem tanto”, alerta Ana Carolina.

A primeira tarefa é definir qual raça combina mais com o estilo de vida da nova família. Existem inúmeras raças de cães, as quais se diferenciam pelo temperamento e cuidados necessários. Então, antes de fechar a compra, é importante conversar com criadores e proprietários para saber qual raça se adaptará à nova família.” Antes de definir a raça do cão que se pretende adquirir, deve-se saber que as raças possuem comportamentos diferentes, que o porte do animal deve ser levado em consideração ( um cão grande, por exemplo, exige mais espaço e causa maiores despesas também), as raças de pelagem longa exigem mais cuidados”.

Após definir a raça, a próxima tarefa é escolher o filhote. Um filhote saudável é esperto e brincalhão. É muito importante também conhecer a idoneidade do criador. Assim diminuem as chances de adquirir um filhote com doenças e com problemas genéticos. 

Procure sempre filhotes ativos, alegres, e observe sua pelagem para ver se está limpa, livre de feridas e sem falhas. O apetite de um filhote é voraz, filhote sem apetite é sinal de doença ( a não ser que no momento em que você chegou ele já estava bem alimentado). Na hora da compra, o filhote deve ter os olhos limpos, livres de secreções. As orelhas também devem estar limpas, e veja se tem algum odor desagradável nelas. O nariz tem que estar úmido e levemente frio. Já as patas devem estar sempre limpas e secas, sem apresentar nenhum sinal de lambedura excessiva, e as unhas cortadas.

Conhecer os pais do filhote é fundamental, pois existem algumas doenças que são passadas de pais para filhos. Além disso, ver os pais ajuda a ter uma noção do tamanho que o filhote vai ficar. Não caia nessa do criador mostrar apenas a mãe do filhote, dizendo que o pai dele foi de um conhecido que emprestou um macho para cruzar, você deve ver a mãe e o pai do filhote, para saber se não trata de mestiços ou se tem alguma doença, pois ambos passam a carga genética para o filhote. Veja também o ambiente onde os cães estão alojados, se são enjaulados ou se vivem soltos, se está sujo ou limpo.

Quais as raças indicadas para crianças?

BOSTON TERRIER, BULLDOGUE FRANCÊS, AMERICAM STARFFORDSHIRE TERRIER, BORDER COLLIE, GALGO ITALIANO, LABRADOR, GOLDEN,BOXER, CANE CORSO, BULLDOGUE AMERICANO, JACK RUSSEL, DÁLMATA, dentre outras.

Lembrando que deve estabelecer limites para as crianças.


Para conviver com idosos?

Entre as raças dóceis e de fácil adaptação, além de outras características benéficas para os idosos, podemos citar:
SCHNAUZER, PUG, COCKER SPANIEL INGLÊS, CHIHUAHUA, SHIH TZU, YORKSHIRE, SCOTTISH TERRIER, POODLE TOY, SPITZ ALEMÃO, BOSTON TERRIER, dentre outras.


Qualquer dúvida sobre onde comprar o seu filhote, pode me contatar pelo “Entre em contato” aqui em baixo, você me diz à raça que pretende comprar e eu indico o canil, dando o e-mail, telefone e o site do mesmo, por exemplo: “ Olá, gostaria de comprar um filhote de chihuahua de preferência branco e bem pequeno, você pode me indicar o canil?" Ou então:" Eu queria um yorkshire filhote micro, mas que o canil soubesse lidar com os problemas que os micros têm". Os canis que eu indicarei serão de ótima qualidade, posso indicar canis de todas as raças.

Aproveitem cada momento com o seu filhote!

Texto atualizado por mim
Fonte: Revista anuário de cães 2010, imagens: Google images.

Já está quase chegando o grande dia do resultado do concurso 'seu cãozinho aqui', ainda dá tempo de inscrever seu cachorro!
Saiba mais clicando AQUI

6 comentários:

  1. Essas dicas servem para adoção também! Que inclusive, é bem melhor adotar do que comprar! ;)
    Adorei essas dicas!!!!

    Beijos flor e divertida semana *-*

    ResponderExcluir
  2. É sim querida adotar é bem melhor, mas, muitas pessoas ainda compram cães, por isso as dicas, para comprarem exemplares dentro do padrão da cbkc...
    mas para quem quer ajudar um animalzinho adotar é tudo de bom.

    Beijos, ótima semana para você também!

    ResponderExcluir
  3. Olha olhei tudo como me disse, só achei estranho as patinhas traseiras parecem de um coelinho, a proprietário disse que é devido o tamanho é pequenino, sera que não deficiente? A raça é yorkshire

    ResponderExcluir
  4. Olá Déia. Bom, como disse pesquisar bem o canil é essencial, e se você encontrou um que confia e se sentiu segura com a criadora, o segundo passo é olhar os pais, se você já olhou e viu que estão dentro do padrão da raça com a pelagem maravilhosa e etc, não vejo motivo para se preocupar, a não ser com o fato de você ter dito que ele era pequenininho, alguns sempre podem ter um defeitozinho, mas, não entendi direito as pernas parecerem de um coelhinho? Em que sentido? Serem grandes? Bom, para eu te esclarecer melhor o ideal seria me enviar uma foto do filhote. Se preferir me mandar um e-mail com o nome do canil eu poderia te dizer se é de confiança ou não.

    ResponderExcluir
  5. a raça yorkshire e docil?desculpe se escrevi errado

    ResponderExcluir
  6. Olá Nicoly, sim, é dócil, mas se ele tiver um temperamento arredio, é genético e estará fora do padrão da raça.

    Abraços

    ResponderExcluir