domingo, 30 de dezembro de 2012

Qual o filhote da ninhada devo comprar?



 



Na hora de comprar, saiba qual filhote é o ideal para você
É tentadora a hora em que vamos conhecer uma ninhada cheia de cãezinhos fofos. Da vontade de levar todos pra casa. Mas essa é a hora crucial para que escolhamos aquele filhote que mais se adequar ao nosso estilo de vida e é o primeiro passo para evitarmos futuros problemas.
”Olha que fofo, ele adora rosnar de brincadeira!”; ”mãe, vamos levar aquele ali fofinho escondido embaixo da cadeira?” Não caia nessas armadilhas.
Um cão dominante, líder, vai exigir muito mais treino e mais experiência por parte dos donos, pois este cão vai querer mandar na casa, não vai obedecer regras com facilidade e pode se tornar um cão demasiadamente agressivo.
Por outro lado, um cão medroso demais também pode se tornar agressivo, pois a agressividade vem do medo e da coação. O ideal é um cão intermediário. De olhar vivo, sem medo, mas que não seja desafiador. Um cão cauteloso na medida certa, sem ser medroso ou corajoso demais.
Escolhendo o cão certo pra levar pra casa é garantir um primeiro passo triunfante para se ter um melhor amigo ideal e feliz.
Siga os passos a seguir quando for escolher um filhote em uma ninhada. Não esqueça, claro, de pedir pra ver a mãe e o pai dos filhotes. Caso a mãe ou o pai estejam presos, desconfie. Ou você quer ter um filhote de fera?
Os pontos em negrito são os fatores que você deve levar em conta quando for escolher! Vamos lá?


Passo 1
Comece colocando o bichinho no chão, em um lugar desconhecido. Afaste-se um pouco, agache e chame o pequeno com palmas, falando em um tom de voz suave a alegre. Observe então como o filhotinho vem até você.
- Se ele vier prontamente, com o rabo levantado, pular e até tentar morder nossa mão, temos um cachorro bastante dominante.
- Se ele vier com o rabo levantado e apenas subir no colo, é um cachorro menos dominante.
- Se vier com o rabo baixo, é mais submisso.
- Se não vier, provavelmente será um cão medroso ou com pouco interesse nos seres humanos.

Passo 2
Levante-se e comece a andar.
- O filhotinho dominante irá nos seguir prontamente, com o rabo levantado e mordendo nosso calcanhar.
- Se não for tão dominante, só irá seguir-nos com o rabinho levantado.
- Se for mais submisso ficará com o rabinho baixo.
- Se o cachorro não seguir, será um cachorro mais independente.
Passo 3
Em seguida, pegue o filhotinho com todo cuidado do mundo (lembre-se ele é só um bebê e a última coisa que queremos é que ele fique assustado), coloque-o deitado no chão de barriga para cima e ponha então sua mão aberta sobre o peito dele. Observe sua reação.
- Filhotes mais dominantes vão espernear mais, alguns vão até rosnar e tentar morder sua mão.
- Os muito tímidos vão ficar imóveis, com o rabinho entre as pernas e até fazer esforços para olhar nos seus olhos.
- Um filhotinho intermediário vai espernear e até ganir um pouco, parar, espernear mais um pouco, e assim até se acalmar.

Não se esqueça, é muito importante fazer isso com o máximo de gentileza possível.

Passo 4
Pegue o filhotinho com as duas mãos, coloque-o bem próximo do seu rosto, encare-o e observe sua atitude.
- Filhotes extremamente dominantes vão rosnar e até tentar morder nosso rosto.
- Filhotes independentes, vão tentar ir embora.
- Filhotes muito submissos e tímidos, vão evitar contato com os olhos.
- Filhotes que tentarem lamber nosso nariz, são menos dominantes e que não ficam sentidos com tanta facilidade.

Passo 5
Por último, deixe cair um molho de chaves no meio da ninhada.
- O dominante vai imediatamente ver o que é.
- O intermediário vai hesitar, depois vai ver o que é.
- O medroso vai fugir.


Agora alguns cuidados na hora de escolher um cão, para não acabar levando “gato por lebre”… (extraído do blog Pequeno Grande Cão)

- Primeiramente entre em contato com o Kennel Clube da sua cidade ou da capital do seu estado e peça uma lista de criadores idôneos da raça.
- Visite os canis, observe como os cães são tratados, a higiene do local onde vivem, e converse com o criador a respeito do filhote e dos pais, temperamento, pedigree etc.
- Outra dica importantíssima é com relação ao preço! Fique atento para o fato de que se trata de um cão caro (quem tem qualidade NÃO irá vender o filhote barato …) e o preço baixo pode vir acompanhado de desvios de temperamento e problemas sérios de saúde.
- Não compre cães em feiras, Pet Shops, anúncios em jornal e internet … prefira visitar e conhecer o canil onde o seu “futuro filhote” nasceu ou nascerá !
- Cuidado com filhotes muito pequenos e magrinhos … quanto menor o cão, mais delicado e frágil, sujeito a acidentes e menos resistentes às doenças. Cuidado!!! Não existem os termos bibelô, micro, mini e zero.
- Quanto mais o filhote se alimentar do leite materno, melhor para sua saúde e desenvolvimento. Você só deve levar o cão para casa depois dos 2 meses de vida! Vejo muitos criadores entregando filhotes com 45 dias de vida …. isso é um absurdo!
- Um criador responsável irá fazer uma série de perguntas a respeito do seu estilo de vida, o que você espera de um cão, se tem criança pequena em casa, outros animais … Alguns criadores chegam mesmo a se recusar a vender um filhote caso achem que este não estará seguro e em “boas mãos”!
- E para finalizar : toda compra de cães deve ser feita com contrato! Este é essencial para garantir os direitos e deveres do vendedor e do comprador. Nunca abra mão do contrato.
Boa sorte!



Para saber se o seu yorkinho está de acordo com o padrão, é só clicar no menu lá em cima "cuidado ao comprar um yorkshire!", tem fotos e várias informações, estamos tirando dúvidas nos comentários de lá também!


Fonte: tudo sobre cachorros, imagens: Google images.




14 comentários:

  1. QUE POSTAGEM LEGAL, COLEGA REBECCA MAS SE FOSSE EU, ME RENDERIA AO 5º PASSO: ADOÇÃO! MUITOS DELES NÃO TEM RAÇA DEFINIDA, MAS TEM UM CORAÇÃO ENORME E TEM TANTO AMOR VALOR QUANTO OS QUE SÃO CARÍSSIMOS. A AMIZADE DE TODOS É INCONDICIONAL E NÃO TEM PREÇO! ;)
    ADOTAR, É TUDO DE BOM! :)
    TENHAM UM LINDO ANO NOVO, COLEGA. VOCÊ E SEUS PETS!
    UM ABRAÇO BEM BONITO, DA DONA GAM, DA MAUAU E DO GATITO! :)

    ResponderExcluir
  2. É exatamente Gam, por isso que coloquei no final em vermelho... postei por que muitas pessoas procuram e precisam de ajuda na hora da compra. Mas sim adotar é bem melhor :D

    Beijos! Feliz ano novo!

    ResponderExcluir
  3. Rebecca, querida,

    Sonho com o dia em que a evolução de amor, compaixão e respeito pelos animaizinhos, aconteça entre nós, findando o comércio de animais, os testes em laboratórios, a apropriação de seu habitat natural, a exploração feita pela indústria de alimentos, etc...

    Sua observação é pertinente e profundamente humana!!

    Adorei te conhecer, quero sempre estar aqui, desejando um ano repleto de amor, paz, sabedoria, alegrias e bençãos do Criador para você sua família e sua bebê peludinha Cindy!!

    Feliz 2013!!

    beijinhos,

    Lígia e turminha
    `*•..¸☆♥ `*•..¸☆♥ `*•..¸☆♥ `*•..¸

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lígia, também sou totalmente contra aos testes nos animais, mals-tratos e abandono, mas não sou contra a compra de animais, cabe ao vendedor vender os cães ou gatos com responsabilidade, se forem para companhia logicamente deveriam ser vendidos castrados, mas poucos fazem isso... levando a cruzamentos indiscriminados e abandono dos filhotes...

      Beijos querida, feliz ano novo para você tbm, com sua família e os bichinhos! Que Deus continue te abençoando.

      Excluir
  4. Ótima postagem flooor!!!
    Dicas importantes!!!
    Também não sou contra a compra de animais, porém, adotar é bem melhor! Além de diminuir o numero de caes e gatos abandonados você tem a oportunidade de dar amor e carinho a um animalzinho carente e assim diminuir o numero de abandonos...

    Beijinhos linda e FELIZ ANO NOVOOOOO *-*

    ResponderExcluir
  5. Olá Juliana, obrigada, é, tem gente que não faz questão de ter um animalzinho (cão) dentro do padrão da cbkc, essas deveriam mesmo adotar, mas tem outras que criam o cão ou gato com responsabilidade, este deve se preocupar na hora de vender, e a pessoa que compra também pode adotar.

    Beijos! Tenha um ano novo maravilhoso nas mãos de Deus!

    ResponderExcluir
  6. Ótimo post...já que se prontificou...quero adquirir um yorkshire...tenho visto e conversado com o canil dirraus, conhece? Tem alguma outra sugestão? Sou de SP. Obrigada!!

    ResponderExcluir
  7. Olá Miriã, conheço sim esse canil, é muito bom por sinal, ótima escolha... Pra mim não precisa procurar outro canil... esse tem padreadores e matrizes campeões...

    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. :), por nada querida! Fico a disposição para qualquer dúvida...

    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Oi Rebecca,
    Venho acompanhando seu blog há algum tempo... E estou amando!!
    Moro em Vitória da Conqusita/BA e gostaria de comprar um Yorkshire Terrier, pois são muito fofos e me apaixonei por eles, você teria alguma indicação de canil aqui em minha cidade??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Viviam, que bom que gostou!!
      Olha, infelizmente, no nordeste não tem nenhum canil de yorkie bom, apenas criadores amadores que vendem só pelo dinheiro...
      Mas, tenho uma amiga no face que vende ótimos yorkies em Curitiba-PR, tenho certeza que você irá se apaixonar! O nome do canil é Kalanit Dogs e o perfil é Canil maltês yorkshire chow chow, coloca esse nome no busca do face!

      Boa sorte!
      Espero ter ajudado!

      Excluir
  10. Obrigada! Que coincidência eu estarei viajando para Curitiba no próximo domingo (passando esse), é a minha cidade Natal.. Obrigada pela indicação!
    Thau, Beijos :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por nada querida! Olha aí, que legal!!! Espero que consiga seu cãozinho!

      Beijos!!! Fico a disposição para qualquer dúvida!

      Excluir