domingo, 10 de fevereiro de 2013

Castração- mitos e verdades


Castrar, sim. E o quanto antes.
 
Castrar um cão ou gato é mais do que uma questão de reprodução: é uma questão de saúde. Castrando o seu animal você está prolongando a vida dele.
 
A principal doença reprodutiva das cadelas, e o tumor mais comum de cadelas sexualmente intactas, é o tumor de mama. Ele é o segundo tumor mais frequente em cadelas e o terceiro mais comum em gatas. É provado que a sua incidência cai para 0,5% quando a cadela é castrada antes do primeiro cio, mas o efeito da castração na diminuição da incidência deste tumor vai diminuindo com o tempo, sendo que não se altera se a cadela for castrada após o segundo cio. Já nas gatas, a ocorrência de tumor de mama é sete vezes maior em fêmeas não castradas do que naquelas castradas.
 
Além dos tumores de mama, a castração precoce previne quase todos os outros tumores relacionados ao sistema reprodutor, tanto em machos quanto em fêmeas, assim como outras doenças do sistema reprodutor. Por exemplo, uma doença muito comum em cadelas e gatas, principalmente naquelas que receberam hormônios para evitar o cio, é o Complexo Hiperplasia Endometrial Cística – PIOMETRA, doença que se não for tratada a tempo, ou seja, se não for realizada a retirada do útero, pode levar à morte.


 

 
Ideias erradas
 
Há varias ideias falsas sobre os efeitos prejudiciais da castração nos cães. Conheça os mais comuns:
 
“Cão castrado é mais propenso a problemas de saúde.”


FALSO: a probabilidade de pegar doenças não aumenta com a castração. Antes pelo contrário: a retirada de útero e dos ovários, ou testículos, acaba com a possibilidade de infecções e tumores naqueles órgãos, e de complicações ligadas à gravidez e ao parto. Sem acasalamentos, as doenças sexualmente transmissíveis deixam de representar risco. Cai a incidência de tumores da mama.


 
“Acasalar deixa o cão emocionalmente mais estável.” 


FALSO: Acasalar muda momentaneamente o humor do cão, mas logo que passa, o mesmo procura outras cadelas para acasalar, ou seja, acasalando instiga o cão a "querer mais" e além disso eles o fazem por instinto e não por prazer.
 
”A fêmea precisa ter crias para manter o equilíbrio emocional.”


FALSO: não há relação entre os dois fatos. O equilíbrio emocional fica completo com a maturidade, que ocorre por volta dos dois anos nos cães não castrados. Se uma cadela se mostrar mais calma e responsável depois da primeira ninhada, é porque amadureceu devido a ter avançado na idade e não porque se tornou mãe.
 
A falta de prática sexual causa sofrimento.”


FALSO:o que leva o cão à iniciativa de acasalar é exclusivamente o instinto de procriar, e não o prazer nem a necessidade afetiva. O sofrimento pode atingir machos não castrados. Por exemplo, se vivem com fêmeas e não podem cruzar, ficam mais agitados, agressivos, não comem e perdem peso.
 
”Castrar reduz a agressividade do cão de guarda.”


FALSO: a agressividade necessária para a guarda é determinada pelos instintos territoriais e de caça e pelo treinamento, sem ser alterada pela castração. A dominância e a disputa sexual criam oportunidades para o cão usar a agressividade que tem, mas não são as causas dela.
 
 
Vantagens da castração
 
É o que garante um estudo feito em cães machos pelo Veterinary Mudical Teaching Hospital, da Universidade da Califórnia, em conjunto com a Small Animal Clinic, da Universidade de Michigan. Bastou a cirurgia ser feita para, em grande parte dos casos, cessar o comportamento indesejado, obtendo-se uma rápida solução. Em outros casos, de maus-hábitos mais arraigados, a correção demorou mais, por exigir também um trabalho de reeducação do cão. No caso das fêmeas, as vantagens já foram citadas, como a significativa redução do desenvolvimento do câncer do aparelho reprodutor (câncer de mama, câncer no útero, câncer nos ovários, piometra). Para os machos, as vantagens são em geral comportamentais: Veja os resultados:
 
FUGIR – 94% dos casos foram resolvidos, 47% rapidamente.
 
MONTAR – 67% dos casos foram resolvidos, 50% deles rapidamente.
 
DEMARCAR TERRITÓRIO – 50% dos casos foram resolvidos, 60% deles rapidamente.
 
AGREDIR OUTROS MACHOS – 63% dos casos foram resolvidos, 60% deles rapidamente.
 
 
Quanto custa para castrar uma cadela? E um cachorro?
 
Economicamente, a cirurgia em filhotes é muito menos onerosa do que em adultos, pois consome menores quantidades de anestésicos e materiais em geral, sem ainda falar no tempo, pois a cirurgia é muito mais rápida.
 
Outra vantagem em se castrar filhotes é fazer com que após a adoção, não exista o risco destes animais se reproduzirem e agravarem problema da superpopulação, pois, a maioria dos proprietários não está consciente do problema e deixa seus animais se reproduzirem sem critérios. Quando se trata da fêmea o quadro é ainda pior, pois, muitas vezes o que vemos são os donos matarem os filhotes assim que nascem ou jogá-los na rua para que morram ou sejam adotados, e quando eles sobrevivem acabam se tornando cães vadios, sem dono, passando fome nas ruas e transmitindo doenças para outros animais e mesmo para as pessoas.



Bom feriadão para vocês! ;)
Até breve!
 
 



Fonte: http://www.tudosobrecachorros.com.br/2010/09/castrar-ou-nao-castrar.html





22 comentários:

  1. A castração é essencial para a saúde dos animais! A Pink e a Luna são castradas mas o Barum não. No começo nós achamos que ele poderia ter filhotes (e ele cruzou 2 vezes) mas era uma época que não se falava em castração, depois de alguns anos o vet disse que já não valia mais a pena castrá-lo porque ele já era "velho" e agora ele vai fazer 14 anos mas está cheio de saúde. Se eu tivesse um labrador filhote agora iria castrá-lo com certeza!
    Beijos
    Laís

    ResponderExcluir
  2. Isso Laís! É muito importante castrar os animais! Tanto para a super população, como para a saúde deles... Que bom! Já que ele está saudável não precisa se preocupar mesmo...

    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Oi Rebecca, obrigada pela sua visita ao meu blog, já estou te seguindo também!
    bjs.

    ResponderExcluir
  4. Olá Maira, muito legal seu blog! Obrigada por me seguir.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Rebecca, essa sua postagem, é super, super importante.

    Todas as pessoas deveriam ler e ficar por dentro dos benefícios da castração para nossos amiguinhos.

    Aqui em casa, os 7 gatinhos e 4 cachorrinhos são castrados. Falta a Piaf, uma cadelinha que adotei há pouco tempo.

    Tenha um ótimo feriado.

    beijinhos,

    Lígia e turminha ♥ ♥

    ResponderExcluir
  6. Isso Lígia! Os criadores são os principais, eles deveriam vender os cães que são para companhia já castrados, mas poucos fazem isso.
    Que legal! Pois aqui em casa só meu labrador é castrado, Cindy não.

    Um ótimo feriado para você também, beijos!

    ResponderExcluir
  7. Nossa muito legaal o post ,tô pensando em castrar a galera aqui de casa!

    ResponderExcluir
  8. Obrigada Lucas, é uma ótima escolha!
    Se todos fizessem isso, a população de animais abandonados seria bem menor!

    Abraço! Ótima semana para vocês e os bichinhos!

    ResponderExcluir
  9. Ótimo post Rebecca!!!
    Pois é, castrar é um ato de amor para com o seu filhote!!!
    A mel teve que ser castrada devido ao tumor que ela teve na mama, e eu aprendi com isso! Porque se eu tivesse castrado cedo, ela não teria que passar por esse problema!!!
    Mas agora eu aprendi, e provavelmente no começo de março, estarei castrando os gatos aqui de casa! ;)

    Beijos linda!!!!

    ResponderExcluir
  10. É, castrar é um ato de amor... Nossa a Mel teve câncer? E é bom para os animais e para os humanos também... Que bom que ela já se recuperou...

    ;)

    Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Olá Rebecca querida!!
    Estou de volta após alguns dias longe da net. Estava com muita saudades!!
    Ótima postagem sobre a importância da castração!
    Beijos com carinho...Magda

    ResponderExcluir
  12. Olá Magda, saudades! Que bom que você voltou! Obrigada pelo elogio e pela presença!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  13. Obrigada pela gentil visitinha, amiguinhos
    O livro é bem,legal
    Um lindo dia para vocês
    Lambeijinhos estreladinhos do amiguinho
    Pepi

    ResponderExcluir
  14. Por nada amores, é sempre um prazer visitar o bloguinho de vocês. Ok, ;), vou ver se consigo conhecê-lo...

    Beijos!

    ResponderExcluir
  15. Minha cachorra e muito nova tem 6 meses e esta mais ou menos no 8º dia de sangramento, hoje ela encontrou o portão aberto e saiu e não sei quanto tempo ficou fora, caso ela tenha cruzado, por ter pego filhotes e se pegou como pode ser feito para evitar que a gravidez prossiga sem afetar a saúde dela?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rosimeyre, infelizmente não há nada a fazer, você tem que esperar para ver se ela ficou prenha, com 40 dias você deve levar ela para o vet examina-la, ver se ela pegou bbs e se são muito grandes necessitando de uma cesária.
      Sim, no oitavo dia já pode ter emprenhado.... o ruim disso é que você não sabe qual o cão cruzou com ela e ainda foi no primeiro cio por ela ter 6 meses. Nunca se deve cruzar no primeiro cio é super arriscado para a fêmea e para os filhotes, mas, não vamos pensar o pior né?

      Passado um tempo, para evitar isto, era muito bom se você castrasse sua cadela, evitaria doenças e gravidez indesejada, como nessa postagem.

      Espero ter ajudado!
      Boa sorte!

      Excluir
  16. tenho uma york gostaria de por ela para cruzar uma vez e depois castrar pois quando eu viajo ela fica muito triste e uma cria ela teria uma companhia me ajude e por favor me responda se possivel ainda hoje obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Maria, cruzas eu não indico para ninguém que não seja criador, as raças estão com muitos defeitos já, pode trazer complicações para a cadela tbm. Eu te indicaria castrar sua cadela e adotar um cãozinho para fazer companhia a mesma :)

      Abraços! !

      Excluir
  17. Oi eu tenho uma cadela que passou pelo primeira cio e suas peitos estao inchados e normal pois eu tomei muito cuidado para que ela nao ficasse perto do cachorro macho que tenho em casa pois a minha ela e pincher ele e viralata porte medio sera que numa bobiada minha eles conseguiram quais o riscos em castrala desde ja obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Carlos, normal não é, ela deve estar com gravidez psicológica, muito comum em cadelas não castradas, mas, leve-a ao veterinário para ter certeza.....
      A castração é muito importante Carlos, vistes neste post os benefícios, elimina gravidez indesejada e a psicológica, tumor de mama e etc. O único malefício que vejo é o cão ter mais tendência a engordar, mas isso se controla..... Aproveite para pensar também, na castração do seu macho, que ficará mais calmo após ela!

      Abraços!!

      Excluir
  18. Olá Rebecca, é verdade que se eu castrar meu filhote de york com poucos meses de idade ele nao vai ficar marcando territorio? quero comprar um mas essa tem sido a maior resistencia da minha familia contra o macho...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ana Carolina, sim é verdade! Castrando ele antes dos 6 meses. A partir dos 6 aí sim, ele mesmo assim pode marcar território.....

      Converse com sua família e fale sobre os benefícios da castração e inclusive este da marcação territorial; com isso eles poderão olhar com outros olhos o macho.

      Abraços!!

      Excluir