segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Mitos dos veterinários

 Olá pessoal! Que saudadeeeeees!! Demorei de novo a postar né? Mas, já devem entender que quando demoro é por que realmente é necessário...
Trago hoje alguns mitos que geralmente alguns veterinários colocam na cabeça das pessoas:






1º- "Eu preciso esperar minha cadela ou gata ter uma ninhada antes de castrá-la."
 MITO. Ao contrário do que alguns pensam, a cadela não fica "frustrada" ou "triste" por não ter tido filhotes. Essa é uma característica humana que não se aplica aos animais. Se considerarmos a prevenção de câncer em glândulas mamárias, ela será 100% eficaz, segundo estudos, se feita antes do primeiro cio. O ideal é castrar o quanto antes. A remoção dos óvarios e dos testículos não interfere na saúde, desenvolvimento ou crescimento do animal.




2º- "Se eu castrar meu animal, ele vai ficar bobo e preguiçoso."
 MITO. Animais castrados não ficam “bobos” nem perdem a personalidade após a cirurgia. A remoção de ovários e testículos, que ocorre na castração, apenas reduz – e não impede – comportamentos relacionados ao instinto de reprodução dos animais. Isto não muda em nada sua relação ou interatividade com o dono.




3º- "A castração deixa o animal gordo".
  MITO. A castração pode causar aumento do apetite, mas se a ingestão de alimento for controlada e o dono não ceder às vontades do animal, o peso poderá ser mantido.



4º- "Depois de cruzar, meu cachorro vai ficar mais calmo."
 MITO. Cada indivíduo possui um padrão comportamental único. A monta (ou cruza) apenas reduz MOMENTANEAMENTE a ansiedade de um animal não castrado na presença de fêmeas no cio. O que leva o cão à iniciativa de acasalar é exclusivamente o instinto de procriar, e não o prazer nem a necessidade afetiva. O sofrimento pode atingir machos não castrados. Por exemplo, se vivem com fêmeas, não podem cruzar, ficam mais agitados, agressivos, não comem e perdem peso. 




5º- "Se eu prender meu cachorro na corrente, ele vai ficar mais agressivo e proteger melhor minha casa."
 MITO. Cachorro preso na corrente não protege a casa de ninguém, pelo contrário: para chamar a atenção do dono, vai se acostumar a latir por qualquer estímulo, não necessariamente para dar alerta de invasão, o que tirará a credibilidade de seus latidos e passará a incomodar os vizinhos em pouco tempo.


É cão infeliz



6º- "Os animais de raça pura são mais inteligentes que os sem raça definida."
 MITO. A inteligência dos animais é determinada por critérios objetivos, como a capacidade para aprender e de solucionar problemas. Essas características são herdadas – e portanto é comum encontrar um determinado padrão de inteligência, não necessariamente alto, dentro de uma mesma raça. Isto não quer dizer, em absoluto, que os animais mestiços sejam menos inteligentes ou aptos ao treinamento, apenas representa uma incógnita que só será desvendada no decorrer do primeiro ano de vida, sobretudo na fase de socialização, que vai da terceira semana aos quatro meses de vida.
Todo animal é capaz de aprender se seu dono ou instrutor tiver paciência, persistência e carinho.





7º- "Óleo queimado é bom pra curar sarna."
 MITO. Cobrir todo o corpo de um animal com óleo de veículos automotores ou qualquer outro produto contendo substâncias tóxicas pode provocar intoxicações, mas não necessariamente a morte da sarna. Há remédios adequados para tratar esta doença. Converse com seu veterinário e não medique seu animal por conta própria. Todos os remédios para combater sarna são potencialmente perigosos ao homem e ao animal, se usados incorretamente.




8º- "Focinho quente é sinal de doença."
  MITO. A temperatura do focinho dos cães aumenta no sono, daí ele acorda com o mesmo quente, o que é normal. Você tem que se preocupar se além de quente ele estiver seco e o cão apresentar alteração de comportamento.





 Um feliz Natal a todos!!! Que o ano de 2014 seja muito abençoado por Deus!!!

Até breve!!



Fonte: http://www0.rio.rj.gov.br/ijv/mito.shtm
Imagens: Google images.




8 comentários:

  1. Muito bacana a postagem, Rebecca!
    A minha bb foi castrada bem cedo, antes dos seis meses. É linda e super saudável! Ela também não engordou nadinha depois da castração. :)
    Seu Bloguito está lindo, cheio de patinhas fofas dos peludinhos!
    Beijocas, minha querida!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou Magda!
      Fico feliz em saber que você tomou essa decisão de castrar sua cadelinha!
      Agradeço o carinho!

      Beijos!!!!

      Excluir
  2. Florzinhaaaaa!
    Feliz natal e um ano novo cheio de alegrias, paz e esperança!!!

    Super beijinhos e tudo de bom!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Juliana! Idem pra você, sua família e peludos!
      Sempre com palavras tão gentis!

      Beijos!!!!

      Excluir
  3. Aff, sempre escutei muitas dessas crendices, desde criança. Mas algumas delas eu já desconfiava que era balela, como a de deixar o cachorro preso, sempre achei isso uma grande maldade!

    ResponderExcluir