sábado, 15 de setembro de 2012

Deixando o seu cão na casa de amigos


A veterinária Camila Sakavicius ressalta que os anfitriões podem não estar acostumados com a presença do pet em casa e os cuidados com porta aberta, piscina e escadas podem tornar a estada do seu cão perigosa. Ela também adverte que seu amigo ou parente pode acabar criando hábitos ruins no cachorro.
“Se o cão for mimado demais, voltará com problemas de comportamento que ele nunca teve. Por exemplo, você ensinou a não pedir comida enquanto a família almoça, mas seu amigo vive dando petiscos enquanto faz as refeições. Quando seu animal voltar, ele passará a pedir comida e somente os donos poderão consertar esta situação”, exemplifica a veterinária.
Se a casa que vai receber seu animal de estimação tem outros cachorros, podem ocorrer problemas de convivência, mesmo que seu cão e os demais se conheçam de passeios e sejam amigos. Os veterinários explicam que os cachorros ficam diferentes quando não estão em seu território e, por outro lado, a hierarquia e dominância dos animais da casa pode disparar agressividade e conflitos por brinquedos, comida e atenção.
Deixar o cachorro com amigos ou em hotel são opções bem parecidas do ponto de vista do animal. “Hotel ou casa de amigos é um ambiente diferente para o cão. O processo de apresentação e adaptação a um novo local é o mesmo. Deve ser feito de modo gradual para que o animal entenda que aquilo é algo transitório e que ele voltará para casa”, esclarece Aldo Macellaro.
Ele cita ainda que, a partir do momento que se estabelece uma associação positiva do novo local, o cão se sentirá bem no ambiente pelo período que for, por isso é importante que os donos hospedem o cachorro sempre no mesmo hotel, por exemplo.


Fonte: Tudosobrecachorros.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário